quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Passo a passo para prolongar a vida útil da cabeça de impressão



Realize diariamente a limpeza da cabeça de impressão
A limpeza deve ser realizada todos os dias ao final do expediente, não deixe para fazer no dia seguinte pois corre o risco de entupimento.


Limpe a área em torno da cabeça de impressão
Modelos sem limpeza automática deve-se limpar as partes em torno da cabeça de impressão e o local onde ela fica, removendo restos de tinta seca e deixando o protetor com um pano limpo umedecido em líquido de limpeza (Isso para os modelos que possui protetor).



Cuidados com o Wiper
Equipamentos que possui limpeza automática quando em modo ocioso pode acumular tinta seca no wiper, e quando entrar em contato com a cabeça pode causar ranhuras danificando a cabeça de impressão.



Preste atenção ao capping
Se ele ficar mal acoplado ou com a borracha ressecada permitindo o vazamento do líquido de limpeza pelas extremidades, a cabeça de impressão ficará desprotegida e o processo de sucção durante a limpeza não funcionará corretamente ocorrendo entupimento e falha na impressão.



Utilize cotonetes próprios para limpeza
Sempre utilize cotonetes próprios para limpeza, eles são flexíveis e desenvolvidos com material que não solta fiapos, que podem prejudicar a cabeça de impressão.



Utilize líquido de limpeza apropriado para o equipamento
Cada equipamento possui um líquido de limpeza específico, por exemplo o líquido de limpeza de sublimação é diferente e se entrar em contato com a tinta de outro equipamento pode ocorrer reação química provocando o entupimento da cabeça de impressão e sua tubulação.


O pano de limpeza deve ser trocado a cada dois dias
Se o equipamento ficar parado por muito tempo, realize a troca do pano umedecido em líquido de limpeza a cada dois dias para remover resíduos de tinta. E em equipamentos que possui sistema que passa o líquido de limpeza pela cabeça de impressão, realizar para maior eficácia e assim a cabeça ficará limpa e sua vida prolongada.


Não utilize produtos de limpeza domésticos
Esses produtos químicos pode danificar os nozzle da cabeça de impressão provocando falhas na impressão e até a queima da cabeça.



Troque os filtros, capping, wiper e dampers com frequência
São peças que sofrem desgaste com o tempo de uso e possui prazo de validade. Após o prazo de validade informado pelo fabricante os filtros podem entupir, o capping não acopla corretamente permitindo vazamento, o wiper com desgaste torna a limpeza da cabeça ineficaz e os dampers não sustenta a tinta na cabeça causando desperdício ou falta de tinta na impressão.



Não reaproveite tinta de purge
A tinta do purge sai com impurezas que estavam obstruindo o Nozzle, por isso se  misturar com tinta nova vai contaminá-la e causar problema irreparável no futuro.


Nunca utilize tintas vencidas
Tintas com prazo de vencimento excedido possui os componentes de sua composição mais grossa, e assim ao passar pela cabeça de impressão acaba entupindo provocando a perda da mesma.


Não deixe objetos sobre a área de impressão
Chaves, parafusos e outros objetos esquecidos na área de impressão pode danificar a cabeça de impressão ao passar sobre elas, por isso sempre verifique se o local está livre para não ocorrer acidentes.


Cuidado com os protetores de mídia

Os protetores devem estar em bom estado para o carro de impressão não se chocar com o material, quando isso ocorre dependendo do choque ele deformar o metal e quando utilizado novamente pode esbarrar na cabeça de impressão danificando a mesma.


Esses são alguns cuidados que devem ser aplicado no dia-dia para prolongar a vida útil da cabeça de impressão, sendo que é uma das peças mais valiosa de uma impressora de grande formato. Vale para todos os modelos de máquinas.